quarta-feira, 27 de abril de 2011

JOSÉ BONIFÁCIO, o Moço


José Bonifácio de Andrada e Silva (Bordeaux, 1827 – São Paulo, 1886). Chamado de “O Moço” para diferenciá-lo do seu tio-avô, o Patriarca. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Lecionou nas universidades do Recife e de São Paulo, tendo alunos ilustres, como Castro Alves e Rui Barbosa. Foi deputado provincial e geral por São Paulo, senador do Império do Brasil, ministro da Marinha e teve participação na campanha abolicionista.

§  Bibliografia:

- 1848: Rosas e Goivos;
- 1859: Memória histórica da Faculdade de Direito de São Paulo;
- 1880: Discursos parlamentares;
- 1962: Poesias (texto organizado e apresentado por Alfredo Bosi e Nilo Scalzo).

Teu Nome

 Teu nome foi um sonho do passado;
Foi um murmúrio eterno em meus ouvidos;
Foi som de uma harpa que embalou-me a vida
Foi um sorriso d’alma entre gemidos!

Teu nome foi um eco de soluços
Entre as minhas canções, entre os meus prantos;
Foi tudo que eu amei, que eu resumia:
Dores...prazer...ventura...amor...encantos!

Escrevi-o nos prados verdejantes
Com as folhas da rosa ou da açucena!
Oh! Quantas vezes na asa perfumada
Correu das brisas em manhã serena!

Mas na estrela morreu: caiu nos troncos;
Nas praias se apagou; murchou nas flores;
Só guardado ficou-me, aqui, no peito
- Saudade ou maldição por teus amores.[1]


[1] Disponível em: http://www.sardenbergpoesias.com.br/homenagens/teu_nome/teu_nome.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário