quarta-feira, 27 de abril de 2011

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao percorrer uma longa pesquisa acerca da trajetória da Literatura Brasileira, podemos observar que grande parte dos nossos literatos foram, na sua grande maioria, juristas formados pelas três mais antigas faculdades brasileiras de Direito ou, em alguns casos, não concluíram os estudos na área jurídica.
Este trabalho tem como proposta, mostrar através desse catálogo, recuperar a memória jurídica e literária, dos escritores do século XIX e início de XX, mostrando que os primeiros formandos em Direito no Brasil, aliaram as atividades literária aos estudos jurídicos. Mostrou-se ao longo deste catálogo, uma breve antologia a título de ilustração das mais variadas fases da nossa literatura, sendo que os textos poderão ser explorados pelo professor de literatura ou o trabalho com as biografias dos autores poderá ser realizado pelo Professor de História na escola, onde proporciona ao leitor dados de ordem bibliográfica, além de uma breve avaliação estética sob a ótica de Massaud Moisés.
Portanto, trata-se de um trabalho que pode ser utilizado como apreensão da nossa literatura, e de suas mais variadas mudanças e tendências ao longo da formação literária brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário